Skip to content

Mídias digitais e educação andando juntos

As tecnologias chegaram para ficar e facilitar a vida das pessoas. A correria do dia-dia, o dinamismo na comunicação e a convergência de mídias, fez com que os usuários ficassem imersos ao mundo digital como nunca antes visto na história. Desde crianças até idosos, todos estão conectados ,esse é um caminho sem volta. Profissionais da educação estão se adaptando a esta realidade, de maneira que estão utilizando da tecnologia para transmitir conhecimento.

Pode ser o fim da lousa, giz, caderno, utensílios antes indispensáveis na escola.  Repensar o modo de ensino e os meios para educar é uma forma de evolução. Porém, é preciso ficar atento, a tecnologia usada de maneira equivocada pode não alcançar o objetivo primordial que é a educação.

Escrever à mão, pegar livro em uma biblioteca, rabiscar, grifar, pintar são atos de suma importância para o desenvolvimento motor e psíquico do aluno em formação. A tecnologia deve ser um complemento, boas práticas no uso da tecnologia, incorporado a outros recursos, a criança tem mais uma possibilidade de entrar em contato com os desafios dessa fase.

Dicas para agregar tecnologia a educação

– Faça a pesquisa em sites de confiança, que tenham referências bibliográficas importantes;

– Utilize programas de computadores, aplicativos e jogos que desafiam os alunos a traçarem estratégias como xadrez online e cruzadinhas. É importante agregar lousas digitais, planilhas do excel e vídeos curtos durante as aulas.

– Ensinar a usar o Power Point pode ser uma grande ideia. Associar imagens as legendas e exibi-las em apresentações em sala de aula.

– Exercitar a escrita e leitura em tabletes, notebooks e computadores, utilizando o word para edições e produções de textos.

– Pesquisar aplicativos de celulares ou tabletes para complementar o ensino fundamental. Basta uma breve pesquisa para encontrá-los gratuitamente. Aplicativos com joguinhos, que estimulam o raciocínio lógico das crianças e trabalha a coordenação motora, que simulam um livro de desenhos para colorir, há também aqueles que estimulam as habilidades de percepção visual, atenção, concentração e orientação espacial.  

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.