Tentar promover a saúde emocional dos seus filhos é um dos desafios que os pais têm sobre as suas crianças, além de atender as necessidades básicas do dia a dia, por exemplo, alimentação balanceada, brincadeiras e estudos.

No entanto, é importante ficar atento sobre os estímulos que são aplicados nas crianças para que elas possam aprender desde cedo a lidar com os sentimentos, para se auto fortalecer e manter a autoestima a fim de se socializar com outras pessoas. Conheça a EI Psicologia, se precisar de um psicólogo em Curitiba.

Mas, se você não sabe como fazer isso não se desespere, pois algumas dicas podem ajudar a resolver esta questão.

7 dicas para promover a saúde emocional

Cuidar da saúde emocional dos seus filhos é importante para a formação deles para a fase adulta, as dicas abaixo são apenas para você ter uma ideia de como lidar com eles.

Demonstração de carinho

Fazê-los pensar o quanto você o ama não é suficiente, também é preciso dizer isso também em voz alta transmitindo segurança para eles. Dessa forma os seus filhos acreditarão em você e vão ter o mesmo sentimento.

Lidar com emoções

Os filhos no decorrer da vida sempre estão aprendendo e precisam dos seus pais para ensinar a identificar as emoções. Assim com o tempo serão capazes de ficar sozinhos e lidar com emoções sem auxílio dos seus pais.

Também é importante oferecer segurança e fazer com que eles se acalmem quando sentirem medo, raiva ou tristeza, pois eles não têm idade para lidar sozinhos com esses sentimentos.

Conexão emocional

Seja o amigo dos seus filhos, escute mais, acolha mais. Crie uma conexão emocional com seus filhos isso é fundamental para que eles tenham o sentimento de consideração. Compreenda o seu filho, entenda como eles pensam, é a melhor maneira de criar uma conexão emocional.

Seja Responsivo

O próximo passo para estabelecer uma conexão emocional é ser responsivo. Dar a seus filhos o que eles precisam, mas isso não significa ceder todos os seus caprichos, e sim apoiar as necessidades emocionais que precisam da sua da sua presença.

Dê Limites

Seus filhos devem saber até onde podem chegar com suas atitudes. Por isso, deixe bem claro quais são os limites, isso é uma forma deles saberem que os pais se importam com o filho e com o seu bem-estar.

Dê um descanso para os seus filhos

Os seus filhos não precisam aprender tudo de uma vez, pois se você estimular demais em determinado momento elas ficarão com estresse emocional. Portanto, equilibre a forma que ensina os seus filhos, por exemplo, nas atividades escolares e outras atividades do dia a dia e observe se não está exigindo demais.

Socialize

Ter o sentimento de pertencer ao grupo de pessoas é essencial para todos nós, pois não conseguimos viver sem a presença de pessoas. Portanto, é muito importante que desde cedo as crianças sejam educadas e incentivadas a participar mais de conversas e de grupos sociais, não esqueça de analisar se você está fazendo direito, favorecendo um ótimo trabalho para a socialização dos teus filhos.

Com essas dicas para promover a saúde emocional dos seus filhos você estará contribuindo na formação deles, eles aprenderão a se virar sozinhos quando estiverem por conta própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.