Skip to content

5 dicas para organizar sua vida de mãe empreendedora

Vai chegando o fim da licença maternidade, e muitas mães se veem diante de uma situação conflitante: voltar ou não ao trabalho. As leis trabalhistas brasileiras, na melhor das hipóteses, garantem seis meses de licença, mas depois, à volta ao trabalho com uma rotina de 40 horas semanais, não é nada atrativa para quem tem, agora, um filho para criar.

Por isso, um movimento que começou devagar está ganhando cada vez mais espaço: o empreendedorismo materno. Empreender tem sido a opção de muitas mães que desejam mais autonomia sobre sua rotina.

Mas calma, empreender já não é uma coisa fácil, imagina para uma mãe que desempenha outros papéis e ainda deseja encaixar os filhos nessa! Pois é, o grande segredo está em se organizar, confira algumas dicas:

1- Listas de tarefas juntas: use um mesmo aplicativo ou dispositivo para organizar as listas de tarefas de todas as áreas da sua vida: trabalho, casa, família, pessoal, etc. Dessa forma você tem um controle maior do que é prioridade e pode executar atividades de diferentes áreas juntas.

2- Pensamento no presente: organizar os pensamentos também é uma forma de produzir e viver melhor. É normal a mãe empreendedora estar com os filhos pensando na empresa e vice versa. Concentrar-se no momento e desfrutar do presente é a melhor maneira de evitar que isso aconteça e não se culpar depois.

3- Calendário da família: organize, em um mesmo calendário, a rotina e compromissos da família. Assim é melhor para que todos possam visualizar e distribuir as tarefas de forma mais homogênea.

4- Faça um pouco por dia: quem é mãe, principalmente de crianças pequenas, sabe que é quase impossível fazer tarefas demoradas sem ser interrompida, por isso, sempre que estabelecer uma tarefa, corte-a em pedaços pequenos. Dessa forma, você tem mais controle das tarefas e se sente mais motivada por conseguir realizá-las.

5- Seu local de trabalho: é muito importante que você tenha um lugar destinado para trabalhar, onde fique o material necessário para executá-lo. Mantendo-o organizado e limpo sempre, você economiza tempo e energia que pode ser dedicado ao trabalho ao para estar junto aos filhos. Confira mais dicas neste vídeo.

 

One Comment

  1. A chave do sucesso é a organização. Trabalho em casa e tenho uma filha pequena. Mas por ser bastante organizada e ter um espaço específico para o trabalho, consigo levar as duas coisas juntas. Também não coloco pressão em mim mesma, fazendo o que consigo com ela, e me viro em 10 quando ela está dormindo.

    Adorei o post! Beijos

    http://www.meucadernodereceitas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.