Skip to content

Seja uma publicitária de sucesso e faça parte do crescimento das mulheres nesta área do mercado

A área de publicidade e propaganda vem se expandindo cada vez mais e a inserção de novos profissionais, muitos deles mulheres, também têm aumentado. E para se destacar e ter uma carreira promissora é preciso seguir diretrizes e se tornar um excelente publicitário e publicitária.

Nas agências de publicidade existem muitas mulheres em funções diretivas, o que não acontece na área de criação. Nas grandes empresas de comunicação do Brasil a presença feminina na área, é em média inferior a 20%. E talvez seja por isso que há uma resistência no mercado publicitário em assimilar as mudanças sociais no que diz respeito do papel do homem e da mulher.

E para começar a crescer e ter sucesso dentro das agências é preciso trazer essa mudança, e nesse percurso buscar soluções inovadoras no mercado. Vá longe com os pensamentos, saia da “caixinha”. Há quem diga que buscar ideias novas seja um talento, mas isso não quer dizer que não seja possível desenvolver esse talento durante os anos de experiência.

Busque ser um diferencial para se destacar no mercado, essa é uma boa vantagem diante dos outros profissionais da área. Agregue verdade como valor da sua comunicação, tudo o que é prometido deve ser cumprido. Venda um produto como o mais eficiente e prove que ele é o mais eficiente, por exemplo.

E faça toda sua publpauta-1_esamcicidade e propaganda de forma original e inédita, hoje a tecnologia ajuda muito nesse quesito. Mas não conte somente com recursos visuais, aproveite todos os sentidos das pessoas, investindo em bons áudios e textos. Reflita sobre a representação do seu público alvo e não cometa gafes preconceituosas em nenhum sentido.

Não faça trabalhos mirabolantes, se apegue ao simples, é a forma de trazer melhores resultados para uma campanha. Pesquise sobre o que precisa ser vendido e entenda qual é a necessidade do consumidor, assim terá mais sucesso ao entender o universo que está trabalhando.

Anote todas suas ideias em um mesmo local, como um caderno, por exemplo. Detalhar a desenvoltura do seu trabalho é fundamental para que seus clientes entendam e vejam as coisas da mesma maneira que você. E tenha a certeza que tudo o que pensou e planejou possa ser colocado em prática de uma forma satisfatória, sempre imagine as possibilidades.

Mulheres na área de criação dentro da publicidade e propaganda

As mulheres ainda têm um grande espaço para conquistar dentro das bancadas de criação das agências de publicidade e propaganda. Mas existem algumas razões que as afastam desse setor, como a hostilidade no ambiente de trabalho, a opressão e machismo que muitas mulheres enfrentam por essa área ser predominantemente masculina e muitos dos homens ainda reproduzem esses tipos de comportamentos.

Outro fator é a exaustiva carga de trabalho, pois historicamente a área de criação foi incentivada a ser um ambiente pouco convidativo às mulheres. Existe ainda a cultura de quanto mais horas a pessoa trabalha, mais valorizada é e isso dificulta a inserção das mulheres, que geralmente precisam conciliar carreira, rotina de casa, e em muitos casos, a maternidade.

Por esses fatores é que os ultrapassados estereótipos continuam sendo reproduzidos dentro de campanhas publicitárias. Por isso é necessário a mudança dentro das agências, com mais diversificação, pois enquanto trabalharem pessoas parecidas, na maioria homens, os clichês preconceituosos irão continuar sendo perpetuados, principalmente em campanhas que abordam as mulheres.

One Comment

  1. Meus parabéns, um excelente artigo. Obrigado por compartilhar conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.