Skip to content

6 Tendências de Marketing, segundo Martha Gabriel

Se existe um bom momento para alinhar sua estratégia de Marketing Digital e estar em dia com as novidades, o momento é agora.

Martha Gabriel é consultora, palestrante e escritora nas áreas marketing digital, inovação e educação. Palestrante reconhecida internacionalmente, ficou famosa pelo seu best seller “Marketing na Era Digital” e por ser finalista do Prêmio Jabuti 2014 como “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”.

Com a larga experiência que adquiriu ao longo dos anos, atendendo grandes empresas, a consultora Martha Gabriel nos indica algumas táticas digitais que estão em alta este ano. A consultora ressalta que veremos automação em todas as áreas, em que com a ascensão da inteligência artificial, isso será cada vez mais comum.

Fique atenta nestes temas

Inteligência artificial: dispositivos que imitam a capacidade humana de tomar decisões e resolver problemas estão se popularizando na rede. Um bom exemplo são os chatbots, robôs, que facilitam o relacionamento entre empresas e clientes através de chat. E mais do que isso: a especialista afirma que, esses assistentes virtuais já têm maiores índices de solucionar problemas em relação aos próprios seres humanos.

Já existem muitas empresas já implementam chatbots durante a criação de loja virtual, o que torna o atendimento mais ágil e dispensa a necessidade de um atendente humano.

Empresas multinacionais como: Amazon, Adobe, Google, Salesforce,  além da Microsoft e da consolidada IBM, estão investindo bilhões de dólares para fazer com que essas ferramentas estejam cada vez mais acessíveis para os lojistas.

Conteúdos em Vídeo: o formato está cada vez mais presente no mundo digital. “As plataformas estão cada vez melhores para este tipo de conteúdo”, ressalta a especialista. O vídeo é algo muito mais fácil de ser consumido, pois a pessoa pode apenas ouvir ou ler a legenda.Isso facilita o consumo em diversas situações.O Youtube é o segundo maior buscador depois do Google.

Mobile first: as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas ao celular, isso significa que a maior parte da navegação entre os sites, ocorre pelo celular. Por isso é importante que sua loja virtual esteja adaptada para este tipo de dispositivo, garantido que ele se adapte e que carregue rapidamente.

Velocidade: embora exista um alto volume de informações que recebemos diariamente, os conteúdos menores e fragmentados terão maior aceitação do público. O Google já deixou claro que o tempo de carregamento deve ser inferior a 3 segundos, e que irá priorizar páginas que ofereçam uma experiência melhor no mobile.

Conteúdo Relevante: ganha força o método de storytelling: contar histórias relevantes com apoio de recursos audiovisuais. Mas foque na relevância, não tente criar um conteúdo forçado, pois seus consumidores irão perceber rapidamente.

Inteligência Artificial: embora muitas pessoas acreditem que a AI irá “roubar” os empregos, na verdade ela irá automatizar inúmeros processos, e fornecerá insights muito mais detalhados para que as equipes de marketing possam trabalhar.

Assistentes virtuais: assistentes virtuais como a Alexa da Amazon, ou o próprio Google Assistant, já fazem parte da vida de muitas pessoas. Estes pequenos robôs irão ajudar você em tarefas diárias como: agendar compromissos, fazer ligações, encontrar lugares, se comunicar com outras pessoas, e até atividades mais simples como acender a luz ou trocar de canal, poderão ser realizadas por estes pequenos robôs.

As mudanças ocorrem rapidamente!

O mundo está em constante mudança e novas tecnologias irão surgir em pouco tempo. Por isso, é importante se manter atualizado e sempre acompanhar os artigos do blog.

Testes estas tecnologias no seu empreendimento, mensure quais delas trazem os melhores resultados e implemente novas técnicas. O importante é que você siga buscando o melhor para os seus consumidores.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.