Estagiário, cuide da sua reputação nas redes sociais

Um bom profissional deve estar atendo aos conteúdos postados na própria rede

        Fazer um bom marketing pessoal utilizando o perfil nas redes sociais é muito importante para quem está em um estágio ou quem procura por um. Muitos empregadores analisam o perfil dos seus colaboradores, e não é preciso criar um perfil profissional, somente deve haver uma cautela sobre o que é compartilhado nas redes.

        Atualmente as redes sociais mostram a personalidade do usuário, como se expressa, quais assuntos se interessa, o que gosta, como se relaciona, etc. O estagiário que adiciona o chefe, ou os colegas de trabalho precisa saber dividir o que público, privado e o que é profissional, pois as pessoas têm livre interpretação sobre o que é postado.

        A atenção não deve ser somente no próprio perfil, mas nas interações das postagens dos amigos. Muitos funcionários de empresas brasileiras já foram demitidos por comentários em compartilhamentos de outras pessoas. Por isso é ideal ter alguns cuidados e não comprometer a própria imagem.

        Filtre o que deve ou não ter visualização pública, nas informações pessoais, por exemplo, deixe somente formação, locais que já trabalhou, pontos mais profissionais. Tente ao máximo não expor a vida pessoal, não discuta sobre assuntos polêmicos, nem mesmo para falar sobre problemas pessoais, esse tipo de coisa deve ser feito pessoalmente, não pela rede social.

        Um estagiário deve ter um cuidado redobrado, pois essa vaga pode se tornar um emprego formal futuramente. Outro ponto importante é não mentir no local de trabalho, principalmente em caso de falta. A rede social pode ser a prova da mentira, pois algum amigo pode fazer uma marcação em foto, por exemplo.

        Sobre as fotos, a dica é evitar fotos de biquíni ou sunga, bêbado ou em locais com muita bebida. As famosas nudes então, nem pensar. É sempre bom fazer um filtro antes de postar e se preferir postar, pense que as interpretações de cada pessoa que visualiza podem ser diferente. Não precisa deixar de postar, mas cheque a privacidade delas antes de publicar e filtre quem irá ver ou não.

Atente- ao bom uso da gramática do português

        Mesmo que a linguagem da internet seja mais solta e que é muito utilizado abreviações, não significa que cometer erros de português seja tranquilo. Procure manter uma escrita correta, se bater uma dúvida sobre como escreve uma palavra, consulte o Google, erros de gramática podem manchar a imagem profissional.

        É importante manter os professores, ex-colegas de trabalho e ex-chefes nas redes sociais, isso mostra maturidade e boa postura profissional. O interessante é separar essas pessoas em grupos para poder configurar a privacidade das postagens, assim cada grupo visualiza o que for permitido.

        A atenção deve valer também para as postagens em grupos, não caia em contradição, se foi empregado com uma observação de ser comprometido e esforçado, por exemplo, não poste nada como “detesto acordar cedo”, “odeio segunda-feira”, coisas desse segmento, por que isso vai contra o que disse ser.

        Invista o tempo livre em busca de mais conhecimento na área, como cursos online e se aprimore. Seu perfil deve conter conteúdos relacionados à sua atuação no mercado e isso transmite uma imagem positiva.

E não ache que não poderá postar nada nas redes sociais, mas opte por algo da sua profissão, e fique atendo nos conteúdos compartilhados. Muitas pessoas não leem o texto, somente o título, e postam algo que não condiz com o que acredita, ou que seja o famoso fake news.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.