Dicas para manter a saúde mental em época de vestibular

A época dos grandes vestibulares está chegando e, para que tudo ocorra de maneira leve e sem problemas é preciso relaxar e garantir sua saúde mental antes, durante e após a prova.

Uma tarefa fácil? Essa não é nem um pouco! Mas com as dicas que iremos te contar nas próximas linhas você conseguirá levar essa fase de maneira melhor e mais saudável, confira.

Tenha paciência em relação ao gabarito

Logo que você chega em casa uma das primeiras coisas que você vê nas redes sociais é a divulgação de diversos gabaritos. Tenha cuidado com isso! Apesar de serem sites confiáveis nenhuma informação ali exposta é oficial. Espere que o gabarito oficial seja devidamente divulgado e não sofra com antecedência.

Não se compare

Fazer comparações tanto antes quanto depois da prova não é algo bacana. Fulano sabe mais, ciclano acertou mais, esqueça isso e confie em você mesmo! Você estudou, se empenhou e fez a prova como melhor pode fazer, se o resultado não for o esperado você pelo menos tentou.

Tenha uma boa conversa com seus pais

Sente com seus pais e tenha uma boa conversa com eles. Exponha suas expectativas, seus medos e tudo o que você está sentido no momento. Seja franco e diga a realidade a eles, de repente a maior pressão vem da parte dos mesmos e eles nem percebem.

Não passou? Não tem problema!

Não se culpe por não ter passado logo de cara, mesmo que outras pessoas queiram te colocar para baixo não dê atenção a elas. Tudo é aprendizado e dessa vez não será diferente, tenha calma e lembre-se você pode tentar novamente no próximo vestibular.

Não tente ler ou revisar conteúdos horas antes do vestibular

Você não irá aprender nada no 48 do segundo tempo, por isso evite ler algo relacionado ao conteúdo e tente entrar na sala da prova o mais relaxado possível. O nervosismo pode te fazer ter aquele branco na hora da pergunta mais fácil e a leitura do conteúdo em cima da hora pode te confundir.

Não se baseie no número de acertos

A maioria das avaliações levam em conta outros critérios além do número de acertos. Você e seu amigo podem ter acertado o mesmo tanto de questões mas as notas de vocês podem ser diferentes. Tenha calma nesse quesito e não se apavore em relação ao seu número de acertos.

Procure se distrair

Por mais que a ansiedade seja grande procurar se distrair, sair com os amigos e fazer programas divertidos é uma boa opção. Ficar com o pensamento preso no resultado ou, antes da prova, no que pode acontecer faz mal para sua mente e para o seu corpo.

Sabemos que algumas dessas práticas podem parecer bobas ou então impossíveis para algumas pessoas mas, elas irão ajudar a manter sua mente com saúde e você poderá continuar seus afazeres do dia a dia de maneira leve. Não esqueça, independente do resultado, o aprendizado e todas as outras informações que esta fase pode te proporcionar é de suma importante para sua vida! Tenha calma e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.