Skip to content

Somos maioria no serviço público

Se na seara privada ainda lutamos muito para conquistar nosso espaço no mercado de trabalho, no serviço público, já somos maioria ficando com 55% do total de funcionários públicos.

Os motivos que levam as mulheres a optarem por disputar uma vaga no serviço público são muitos, e infelizmente entre eles temos, a chance de igualar o salário com os homens, quando ocupam os mesmos cargos.

Os outros motivos são ligados à estabilidade e consolidação em uma carreira. O serviço público também traz mais segurança para a família da servidora. Na administração federal, nos órgãos regidos pelo Estatuto do Servidor Público Federal, a mulher ainda pode desfrutar de alguns direitos a mais que não vemos na maioria das empresas do setor privado, como a licença maternidade de seis meses.

mulheres são maioria no funcionalismo público

Um pouco de história

Mas nem sempre foi assim, somente em 1917 que foi liberado o acesso da mulher no serviço público e a equiparação salarial só veio em 1919.

As mulheres só puderam integrar o sistema sindical em 1920 e só tiveram o direito de votar em 1930, lembram?

Mesmo com mais mulheres no serviço público, a média salarial das servidoras ainda está abaixo dos homens, provavelmente pelos cargos ocupados.

Dicas para quem quer passar em um concurso público

Se passar em um concurso público está nos seus planos, segue algumas dicas para facilitar sua jornada de preparação:

– Faça cursos para concursos, eles facilitam o entendimento de matérias que nunca tenha estudado e foca somente no que é importante aprender;

– Mesmo com a rotina cheia, é possível encontrar tempo para estudar para concursos. Liste todas as suas funções em um papel e tente eliminar alguns deles, mesmo que temporariamente;

– Organização e planejamento são fundamentais para se preparar bem para um concurso público. Estipule horários e metas para não perder o ritmo dos estudos.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.