Skip to content

Setor de TI: A presença da mulher como profissional de TI

Setor de TI: A presença da mulher como profissional de TI

Os espaços que as mulheres veem conquistando diariamente no mercado de trabalho já assunto conhecido por todos. Elas estão cada vez mais se destacando em posições que antes era ocupado apenas pelo sexo masculino. Esse mérito foi conquistado graças aos esforços contínuos por parte delas, aliás decidir entrar em um mercado dominado pelo homem não foi uma escolha fácil, esse é um processo constante que está cada vez mais se tornando comum.

Não é apenas a questão na rivalidade homem x mulher, quando você resolve fazer parte de uma área dominada pelo sexo oposto pode haver um estranhamento, você está exposta a um universo que não é o seu habitual, mas não significa que um seja melhor que o outro. Hoje em dia essa exposição vem mudando, cada vez mais são formados ambientes de trabalho onde mulher e homens estão no mesmo número.   Esse é o caso de quem faz parte do universo da TI.

Setor de TI: A presença da mulher como profissional de TI

O mercado tecnológico tinha como característica a predominância do sexo masculino, cerca de 69% dos cargos eram ocupados por homem. Estudos apontam que uma das causas dessa maioria masculina era que, os homens já tinham um contato maior com a área antes de escolhê-la. Há quem diga que o interesse deles pela tecnologia vem desde muito cedo, provavelmente da adolescência o homem já se interessava mais pelo serviço do que as mulheres. Mas essa é apenas uma hipótese, não há estudos que comprovem de fato esse interesse prematuro.

Mas afinal como anda o mercado de TI para o público feminino? Obviamente muitas empresas não selecionam o candidato pelo sexo, o método de escolha mais utilizado ainda é o conhecimento técnico do candidato. Os cursos e experiência de trabalho são os fatores que faz uma empresa contratar o funcionário que mais se encaixa naquele perfil. Aliás, todos ali estão interessados em ganhar, esse detalhe de sexo é algo que está sendo derrubado a cada dia. Mulheres de TI  devem ficar tranquilas quanto a isso, elas são extremamente competitivas nesse meio. Mas cuidado quando o assunto é o salário, infelizmente elas ainda ganham menos em os homens em várias áreas, e isso pode acontecer com o TI, sabia identificar esses desajustes e seja clara quando o assunto for financeiro.

Mesmo a pauta sendo sobre o perfil feminino nas áreas de TI, as dicas que serão ditas aqui valem para homens e mulheres, isso mostra que não há muita diferença na busca pela qualificação profissional.

Empresas de TI ainda são carentes de bons profissionais que aliam conhecimento técnico e multifuncional ao lado empreendedor. As marcas buscam lideranças, nesse setor é normal ver empresas que investem em seus funcionários, isso acontece porque não se acha um profissional realmente qualificado para ocupar bons cargos disponíveis. Aprenda a ser um desses profissionais requisitados, observe o mercado e se desenvolva conforme a demanda de ofertas. As boas empresas não estão se importando se você é homem ou mulher, para elas vale o profissional, o que está em jogo é sua capacidade de executar as demandas a empresa. Se você está procurando vagas de TI, ou tem interesse em saber como está a oferta nessa área acesse o site da GoTalent, ele é uma empresa especializadas em ofertar vagas e candidatos no setor de TI.

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.