Skip to content

Relacionamentos pela ‘metade’

Li um artigo interessante sobre Casais parciais e lembrei de algumas questões levantadas pelo leitores do blog. Muitas pessoas compartilham comigo suas histórias (por DM, msn, e-mail) e percebi as mesmas ‘queixas’ citadas pela psicóloga do artigo:

“Tem sido, de fato, uma queixa constante – independente do sexo do usuário – sobre essa percepção, é comum lermos “quando tudo ia bem, ele (a) simplesmente sumiu” ou “estamos juntos a X anos e ele (a) ainda não conseguiu se definir” ou ainda “ele (a) parece estar se relacionando com outras pessoas e não consegue decidir”, fora as pessoas casadas que se relacionam com solteiras e solteiras que teriam chances de viver um relacionamento pleno, mas, curiosamente, buscam pessoas já comprometidas.

A responsabilidade pelo “casal parcial” não está apenas naquele que parece ser o culpado pela situação, a responsabilidade é dos dois, pois as escolha de estarem ou continuarem juntos em uma situação de impasse também é mútua. Muito se coloca no outro, como nas frases acima, “ela não se decide” “não consegue se definir” “, “é casado, mas me ama”. Responsablizar o outro é quase um atestado de submissão ao desejo do outro, uma atitude de apatia frente a uma situação de insatisfação e frustração.”

Mas o que seriam casais parciais? Segundo o artigo são “todos aqueles que temem tanto perder, às vezes nem se sabe bem ao certo o que, que esquecem o tanto que podem ganhar ao conseguirem se entregar e viver integralmente uma relação, plena de qualidades e defeitos e igualmente plena de vida, onde e com quem se possa se ampliar, explorar e descobrir. “

Algumas amigas que estão solteiras reclamam constantemente que os homens não estão interessados em assumir compromisso, e por isso muitas vezes elas aceitam estar em um relacionamento ‘pela metade’. Ao mesmo tempo vejo muitos amigos homens reclamando que está difícil encontrar encontrar mulher que ‘queira um compromisso sério’ – o que me lembra 0 post: Mulher e propaganda enganosa.

Será que os homens e mulheres estão em desencontro ou as pessoas estão com medo de revelar seus sentimentos?

3 Comments

  1. Vivi isso por mais de um ano e meio… querendo segurar dois pássaros na mão, acabei com dois voando.
    Um me queria pela metade, o outro me queria mas não me enxergava por inteiro.
    Cansei de relacionamentos. Acho que nem todas as pessoas necessitam disso para viver bem. Sempre estive melhor sozinha e pretendo me aceitar assim para ser feliz.

  2. Amei o poste, estou num caso bastante enrolado, no começo estavamos super empolgados com o lance, mas de uns tempos pra cá, deu uma esfriada, ele começou a dar mancadas, e eu como sou muito orgulhosa, não ligo pra saber como ele está, não mando mais msg, mas sei lá, as vezes acho que ainda da tempo da gente se acertar se decidir, mais ao mesmo tempo, penso que não tem jeito, afinal ele acabou de sair de um relacionamento não muito duradouro, mais ficam as duvidas né, iai queria a opinião de vocês, eu devo investir nele ou desisto?

    Beijos&Cheiros da Tammi *-*

  3. Ai amiga, complicado isso né???
    Acho q está tendo muito desencontro e ao mesmo tempo as pessoas com medo de demonstrar o que sentem por medo de sofrer ou de ganhar um não…
    Edilene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.