Skip to content

Raças de gatos para cada tipo de ambiente

Cada vez mais os felinos ganham espaço como animais domésticos. Antes de optar por ter um gato é interessante conhecer as particularidades de cada raça para saber qual irá melhor se adaptar ao ambiente em que você vive.

Os gatos, assim como os cachorros, podem ter variação de comportamento. Por isso, algumas raças de gatos são mais apropriadas para viver em ambientes pequenos do que outras. Os motivos que podem interferir, além do temperamento, são tamanho e até tipo de pelagem.  Conheça as raças de gatos mais famosas, escolha bem e divirta-se com o seu gatinho!

Abaixo separamos para você algumas dicas de acordo com cada ambiente:

 

CASA

O gato por si só é um animal bastante ativo e brincalhão, além de serem imprevisíveis. Porém, existem algumas raças que são bastante brincalhonas e carinhosas e que precisam gastar bastante energia.
Se você mora em casa, algumas raças recomendadas são: Siamês, Abssínio, American Shorthair, Oriental, Sphynx.

Obs:Ter gato em uma casa requer maior atenção, visto que gatos adoram “escalar” telhados e são curiosos. Manter um gato seguro dentro de uma casa é mais difícil, é necessário a colocação de telas/grades de proteção para evitar que o gato fique na rua e sofra com os perigos que ela traz.

Raças de gatos para casa: Abssinio Raças de gatos para casa:  Shorthair

Raças de gatos para casa:  Oriental Raças de gatos para casa:  Sphynx

APARTAMENTO

Algumas raças de gatos são conhecidas por se adaptarem com mais facilidade à vida cotidiana em ambientes pequenos ou internos.

Ao escolher um gato para viver em um apartamento é preferível que ele seja calmo, doce, tranquilo e de fácil adaptação às novas pessoas. Algumas raças que mostram com muita clareza que se adaptam à vida cotidiana em apartamentos são: Scottish Fold, Ragdoll, Maine Coon e Burmese.

Raças de gatos para casa: Scottish FoldRaças de gatos para casa: Ragdoll

Raças de gatos para casa: Maine Coll Raças de gatos para casa: Burmese
Obs: Não se esqueça de colocar tela/grades de proteção em todas as janelas do seu apartamento (principalmente em andares altos) para que seu gatinho não corra riscos de cair e se machucar. Seja consciente! Veja dicas de como preparar o novo lar do seu gato.

Você pode também adaptar a sua casa e inovar na decoração. Inclua prateleiras nas paredes, os gatos adoram escaladas e adoram ficar observando o local do alto. Assim você adequa o seu ambiente com o do gato e ainda deixa sua casa com a sua cara!  Veja aqui nessa matéria outras dicas de decoração para a sua casa e se inspire em alguns móveis para sua casa e seu gato ficarem lindos e felizes!

 

SÍTIO

Para quem mora em um ambiente muito espaçoso como um sítio, pode optar por gatos que gostem de ter um estilo de vida com muita liberdade, e que precisem de espaço para correr, brincar e se exercitar. Além disso, é importante que o gato seja mais resistente a doenças visto que estará a maior parte do tempo em uma área aberta. Os cuidados com vacinas e higienizações precisam ser maiores do que com gatos que vivem em casa ou apartamento.

Normalmente eles terão contato com outros tipos de animais, então precisam se adaptar facilmente com outras companhias.

Algumas raças que podem se adaptar mais facilmente neste tipo de ambiente são: Turco, Chartreux, Manx, Bombay (Britânico Azul). São gatos que precisam de um bom espaço para serem criados, adoram se exercitar diariamente, são espertos e tem facilidades para obedecer a comandos.

Raças de gatos para casa:  Turco Raças de gatos para casa: Manx

Raças de gatos para casa: Chartreux Raças de gatos para casa: Bombay

Essas são apenas algumas dicas para que você escolha com mais segurança o seu próximo amigo. Lembrando-se que sempre que possível adote um animal ao invés de comprá-lo. São muitos os números de animais abandonado nas ruas precisando de um lar.

Qual é a raça ideal para você? Independente do tipo de raça que for escolher, todos os gatos gostam de receber atenção e carinho e merecem serem cuidados com respeito e amor.

Antes de escolher, estude sobre o comportamento do gato, sua personalidade e lembre-se de somente ter um gato se, realmente, você for cuidar e dar muito carinho.

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.