Skip to content

Elas não querem mais ficar em casa! Veja as profissões onde as mulheres mais ganharam espaço

As mulheres de hoje não se contentam em serem apenas donas de casa. Atividades como cozinhar, limpar e lavar ficaram em segundo plano. Para elas, a busca pela independência financeira e a necessidade de realizar sonhos profissionais são objetivos de vida.

E atualmente, algumas profissões, que antes eram exclusivas aos homens, ganham um toque feminino. Nota-se, finalmente, que a guerra do sexo ergueu bandeira branca no mercado trabalho, onde é possível, encontrarmos mulheres trabalhando até mesmo em cargos de chefia em pequenas, médias e grandes empresas.

profissões onde as mulheres mais ganharam espaço

Mas apesar de ainda sim existir o preconceito em algumas corporações, muitas mulheres, por apresentar determinação e capricho em tudo que fazem, têm procurado se aprofundar mais na área escolhida para elevar a sua carreira com cursos de extensão. Com eles, é possível ultrapassar essa barreira com um conhecimento mais aprofundado.

E grande parte dessas oportunidades está na área do comércio, como vendedoras ou até mesmo se tornando grandes empresárias; na gastronomia como chefs de cozinha gourmet – uma diretriz em ascensão – na área da construção civil, arquitetura e urbanismo, agronomia, no ramo de engenheira, pedreira ou mestre de obras; na polícia, como policial ou até mesmo a fim de ocupar o lugar de delegada e também como condutoras de veículos pesados, muito comum nos grandes centros são alguns dos cargos ocupados por elas. E que, por mais que sejam do sexo feminino, muitas que se propõem a realizar um trabalho diferenciado sabem e conhecem muito bem suas limitações, sejam elas físicas ou psicológicas.

profissões onde as mulheres mais ganharam espaço

Mas, mesmo conquistando toda sua independência, muitas mulheres ainda não possuem dentro de casa o apoio total da família. As mães querem uma vida de rainha, de cuidar dos netos, bem ao estilo tradicional; já os pais desejam que suas filhas sigam suas respectivas profissões. Ainda bem que os tempos mudaram e as mulheres atuais são livres para escolher desde os cursos de graduação, até mesmo onde vão estudar, morar, qual carro comprar…

profissões onde as mulheres mais ganharam espaço

Por mais que esse novo perfil ainda assuste e o salário seja menor que o da ala masculina, o importante é não desistir, pois o processo de capacitação de mulheres é um dos pontos para atingir a igualdade de gênero. Currículos reformulados; a prevalência de alguns princípios sociais e culturais pelos quais as mulheres estão associadas e atributos como delicadeza e paciência, podem fazer a diferença em qualquer cargo que ela for ocupar na sociedade, bem como ampliar suas escolhas e sua participação em áreas distintas no mercado.

7 Comments

  1. A luta das mulheres vêem sendo algo grandioso na história, parabéns a todas pela luta!

  2. Keilla Persi Keilla Persi

    Obrigada Márcia, nos orgulhamos uma das outras <3

  3. Keilla Persi Keilla Persi

    Isso, lugar de mulher é onde ela quiser o/

  4. Keilla Persi Keilla Persi

    Isso mesmo Lucia <3

  5. chegou a hora de empoderar as mulheres! Lugar de mulher é em todo lugar!

  6. Muito boa realmente as mulheres estão cada vez mais espertas…Excelente post .

  7. Excelente Artigo, estou muito orgulhoso de ser mulher, parabéns pelo artigo….

    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.