Skip to content

Terceiro Setor: Projetos que viram realidade através das ONGs

Por definição simples e direta, uma ONG (Organização Não-Governamental) é uma associação que existe pela sociedade civil, e que começa com a mobilização e a solidariedade.

Sem fins lucrativos, busca ajudar a população em vários níveis e aspectos sociais, definida também como uma entidade que não se filia a nenhum órgão do governo. Quando um grupo tem objetivos comuns e busca trabalhar em tempo integral para tornar esse objetivo legalizado, uma ONG pode ser formada.

Após oficializar toda a questão documental e de colaboradores para a aquela causa, em seguida é necessário conseguir captar recursos para poder dar andamento em projetos que ajudem a uma determinada causa.

As ONGs que hoje existem trabalham em várias frentes sociais, que vão de direitos humanos até direitos dos animais. Quem cursa graduações como Serviço Social, áreas afins em Direito e Saúde, estão aptos a trabalharem em uma ONG, caso o assunto seja de interesse. No caso do curso de Serviço Social, muitos profissionais se formam com o intuito de trabalhar nessas entidades, que são denominadas como o terceiro setor da economia.

foto_ongs2

Serviço Social x Trabalho nas ONGs

Uma das perguntas feitas na graduação de serviço social tem a ver com essa questão: você poderia fundar uma organização mesmo sem realizar a formação no curso? A resposta é sim, e no setor público o acesso a esses cargos se dá via um concurso público.

Por ser o assistente social um profissional que atua com as expressões sociais, recursos humanos, qualidade de vida das pessoas, em especial do trabalhador e outras frentes, a maioria das ONGs que lidam com seres humanos precisam de um assistente social em seu quadro de colaboradores.

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.