Skip to content

Como a obesidade e o sedentarismo podem prejudicar a sua vida

A indústria alimentar cresceu tal qual um problema classificado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como epidemia mundial. A obesidade pode ser vista, segundo a organização, em mais de 300 milhões de pessoas consideradas clinicamente obesas. Ainda segundo a instituição, a obesidade aliada ao sedentarismo traz uma série de doenças graves, como problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer. 

Mas quanto desse problema se deve à combinação mortal de fast food (comidas industrializadas, com altos teores de gordura, sódio e açúcar, e baixa quantidade de nutrientes e fibras, uma nutrição totalmente pobre em saúde), e o sedentarismo de um mundo onde a maioria das pessoas não se exercita regularmente, e vive trabalhando apenas sentadas? Se existe obesidade, é preciso que se analise o comportamento das pessoas neste século.

sedentarismo

Num passado não tão distante, comer não era algo tão fácil e acessível. Plantava-se e colhia-se a refeição. Com a industrialização mudando completamente a nossa noção de consumo, comer ficou fácil e agora, nossa nutrição depende de grandes empresas interessadas em vender. Se na geração anterior comer um lanche de fast food era um luxo inimaginável, hoje os jovens podem comer todos os dias se não cultivarem hábitos saudáveis.

Um dos grandes problemas em se combinar alto consumo de comidas sem valor nutricional, como os fast foods, e não se fazer nenhum exercício físico tem a ver com o coração. Estar acima do peso aumenta o risco de problemas cardíacos, porque predispõe à hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue) e à hipertensão, podendo levar a problemas no coração. Mas isso precisa ser dito e incentivado desde a mais tenra idade, ou o problema de obesidade irá se transformar no mal do milênio.

É importante buscar orientação nutricional com um nutricionista para que os hábitos saudáveis sejam rotina, além de buscar fazer exercícios regularmente.

One Comment

  1. Adorei o artigo temos que cuidar muito da nossa alimentação pois o nosso corpo precisa disso não só alimentação mas exercícios físicos pois varias doenças como como falta de proteínas do corpo que acabam nos prejudicando como queda de cabelos entre outras coisas tudo esta ligado a alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.