Skip to content

As mulheres não queimaram sutiã!

O blog Biosfera MS, com base em uma matéria que saiu na revista Mundo Estranho – edição 109 –  postou os 10 fatos históricos mal contados e um deles diz: As feministas não queimaram sutiãs! Tudo não passa de uma metáfora criada por uma escritora. O tempo encarregou de mudar a história.

O que a gente ‘ouve’ falar:

Feministas americanas que consideravam o concurso de beleza Miss America um baita machismo protestaram com os seios de fora, incendiando lingeries em Atlantic City. Afinal, para se manifestar contra a opressão masculina, nada melhor do que queimar sutiãs, símbolos das diferenças entre homens e mulheres. Pegava fogo a luta pela igualdade de direitos entre os sexos.

A verdade:

Cerca de 400 mulheres jogaram sapatos, maquiagem, revistas femininas e até sutiãs em uma lata de lixo. Alguém deu a ideia de pôr fogo em tudo, mas seguranças impediram. Mesmo assim, a jornalista Lindsay van Gelder escreveu a reportagem Queimadoras de Sutiãs e o Miss America. Com o tempo, a metáfora foi esquecida e os sutiãs queimados viraram história.

No tumblr Feminista tem mais fotos dos “famosos protestos contra o concurso Miss America, em 1968, que geraram o mito de que as mulheres queimaram sutiãs. Tratava-se um evento pacífico criticando os padrões de beleza, com uma performance na qual os símbolos da opressão estética (sutiã, inclusive) eram jogados em uma lata de lixo. O que vai além disso (e que ficou como a imagem do movimento feminista para o senso comum) foi invenção da mídia.”

E aí, que acham disso?

2 Comments

  1. Caramba. Há tanto fato que alterou a história durante o tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.