Skip to content

Mulheres mãos à obra! Dicas para a reforma da sua casa

Reformas são ótimas e é incrível a satisfação de ver um ambiente renovado. Porém a decisão de iniciar uma reforma pode se procrastinar por anos, devido a vários fatores, um deles pode ser o transtorno de ver a casa virada do avesso e precisar conviver em meio a crises alérgicas e a desorganização da rotina da família. Outro fator pode ser o orçamento nunca dar uma trégua para os altos custos das reformas.

Por outro lado o tempo vai passando, a casa vai ficando velha ou pequena demais e o local que um dia foi aconchegante vai se transformando em um lugar desagradável.

O fato é que fazer uma reforma não renova apenas a casa, mas também a energia de quem vive nesse ambiente. Se a sua casa precisa de uma reforma e você está cansado de procrastinar, mas não faz ideia de por onde começar, nós separamos algumas dicas para facilitar sua organização financeira e programação da obra.

 

Primeiramente é necessário entender: Qual é o objetivo da reforma?

A família aumentou e precisa de mais espaço? Ou diminuiu e precisa ocupar melhor os espaços? A casa só precisa de uma cara nova por que está cheirando a mofo?  

Se não é necessário fazer modificações na estrutura você já terá uma economia muito grande, e é indispensável a contratação de um arquiteto para dar uma cara nova ao ambiente.

 

O que precisa ser modificado?

Analise inicialmente a estrutura da casa, quais são os pontos mais velhos, desgastados ou “sem vida” de todos os ambientes.

Pode ser o piso antigo que está sem brilho ou as paredes descascando, sujas ou com cores sem uniformidades. Como está o forro? Pode parecer que não, mas trocá-lo por um novo fará toda a diferença. Precisa levantar ou derrubar paredes?

Anote tudo que precisa ser modificado, a ideia aqui é alinhar as prioridades.

Se o seu problema vai muito além da busca por um visual agradável, é hora de buscar um arquiteto e identificar as melhores formas de pagamento, programando uma reforma a longo prazo. A casa vai demorar muito mais tempo para ficar pronta, mas lembre-se que quanto maior a demora para começar a se mexer, mais longe do seu ambiente sonhado estará. Um projeto pode garantir uma obra com qualidade e do jeito que você imagina, além de dar todo o detalhamento para fazer uma programação a longo prazo.

 

Mudanças na estrutura e acabamento

Ambos são mudanças que precisam de profissionais qualificados, portanto não economize na mão de obra, pois aqui se aplica muito bem o velho ditado: O barato pode custar muito caro. Mas é muito importante fazer uma pesquisa de preços para a escolha dos materiais.

Faça orçamento em pelo menos 3 materiais de construção, verifique a marca e a procedência dos produtos. Deixe que o profissional tire todas as medidas para evitar a falta ou sobra de materiais desnecessariamente. Peça indicações, tanto dos profissionais quanto dos fornecedores.

 

Mudanças superficiais que fazem toda a diferença

Quando o ambiente não exige mudanças na estrutura, investir tempo, disposição e dinheiro na decoração pode deixar sua casa de “cara nova”. Esse é o momento de contratar um designer de interiores para projetar sua ideia e tirá-la do papel. Mas, para quem não possui muitos recursos financeiros, nesse caso é possível economizar com profissionais, desde que você tenha tempo e disposição.

Uma das escolhas mais importantes são as cores que as paredes serão pintadas, uma simples mudança nas paredes renova qualquer cômodo. Não vá pensando que o trabalho é fácil, é necessário ser muito detalhista e entenda que nada substitui o trabalho de um profissional,  mas lhe faltam recursos existem alguns tutoriais que podem auxiliá-la.

A Karla Amadori, deu algumas dicas bem legais em seu canal do youtube, para ensinar a pintar uma parede e ajudar a escolher a cor ideal:

 

Com a parede pintada, alguns toques na decoração também podem fazer muita diferença, nesse momento é importante se inspirar e buscar o máximo de referências, até chegar a uma decisão de como seria o seu ambiente perfeito (dentro das suas possibilidades). O Pinterest pode te ajudar a encontrar inspirações.

Alguns itens de decoração podem ser indispensáveis, como: cortinas, tapetes, luminárias, quadros de parede, almofadas e espelhos, que podem ser encontrados em lojas Multicasas.

Com todas essas dicas, agora é necessário disponibilizar um tempinho para execução. Boa reforma!   

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.