Skip to content

Maria Blogueira, Twitteira ou Nerdeira?

Li certa vez no twitter que atualmente as categorias para ‘Marias’ cresceram muito. Foi-se a época que havia apenas Maria Chuteiras e Marias Gasolinas. Segundo Leda Maria da Costa“Há um bom número de mulheres, principalmente as mais  jovens, que passam a  freqüentar  treinos e  jogos para verem de perto  jogadores que  se  tornaram ídolos em  suas vidas não por  causa da habilidade com  a bola, mas por  causa dos  seus dotes  físicos. Jogadores  como  Kaká,  Backham,  Adriano  e  tantos  outros  são  alvo  de  suspiros  de meninas  que  seorganizam em fã clubes para seguirem seus passos em todo canto do planeta. Outras mulheres passam a conviver com o futebol para fazer dele uma arena de flertes em que a beleza não importa tanto e o que conta mesmo é o status econômico e social do jogador.”

Mais um retrato dos estereótipos femininos. Difícil para uma mulher dizer que curte futebol sem ser ‘rotulada’ de Maria Chuteira…E isso serve para todas as Marias:  Senado, Palheta, Comédia, Shampoo, assim como Maria Blogueira (ou Bloguete), Maria Twitteira e Maria Nerdeira.

Como surgiu essa figura das ‘Marias’? Ainda, segundo Leda: “É provável que as Maria-chuteira sejam  tão antigas quanto o  futebol e é possível que  também elas possuam algum parentesco com as Maria-gasolina. Ambas as personagens demonstram a força do impacto  de  dois  ícones  da modernidade  que  passam  a  servir  de mediadores  das  relações  amorosas. Tanto um quanto outro  foi  responsável por mudanças no perfil masculino. “

E diz: “encarnam alguns estereótipos femininos relativos à astúcia,  à mentira  e  à  desfaçatez  atributos  indispensáveis  para  aquelas  que  estão  sempre  dispostas  a ludibriar o homem. “

Será que sou uma Maria Blogueira ou Twitteira por ser super fã do Cid do Nao Salvo?

4 Comments

  1. […] recentemente aqui no blog, sobre as Marias (e uma delas é a Chuteira), você leu? SHARETHIS.addEntry({ title: "#mulheresnacopa", url: […]

  2. Outro dia eu e outros quadrinhistas estávamos discutindo se não tinha uma Maria que gosta de caras que publicam quadrinhos na internet. Nós, quadrinhistas chinelos, exigimos a criação deste tipo de mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.