Skip to content

Maquiagem, estética e riscos para a saúde ocular

Muitos questionamentos surgiram juntamente com os novos procedimentos estéticos e diversidade de maquiagens. Há diversas dúvidas quanto aos riscos para a saúde ocular causado pelo uso excessivo e inadequado da estética e da maquiagem. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como usar maquiagem minimizando os riscos de danos aos olhos.

1- Tente usar maquiagem hipoalergênica: elas causam menos alergias do que os produtos comuns que encontrados no mercado.

2- Substitua sua maquiagem regularmente: esse procedimento é necessário para manter a qualidade e a higiene do produto.

3- Procure usar delineador para olhos com lápis macio: eles não soltam flocos como os delineadores mais duros.

4- Evite aplicar maquiagem diretamente nas margens das pálpebras: essa região contém glândulas que podem entupir, causando terçol e olho seco.

5- Evite aplicar produtos com brilho em torno dos olhos: o brilho pode soltar partículas para dentro dos olhos, provocando arranhões graves.

6- Evite usar cílios postiços: a cola do cílio pode irritar os olhos.

7- Não compartilhe sua maquiagem: os produtos compartilhados possuem maior risco de contaminação.

8- Retire a maquiagem com produtos adequados antes de dormir: os demaquilantes específicos para remover maquiagem da área dos olhos são os mais indicados, e não devem conter álcool na composição para não irritar os olhos. Os shampoos infantis, que não ardem os olhos, também podem ser usados para remover a maquiagem.

9- Evite o excesso de maquiagem nos olhos: o excesso e acúmulo de maquiagem nos olhos pode causar uma inflamação nas pálpebras chamada de blefarite. Segundo a Dr. Ana Paula, da clínica de oftalmologia no Rio de Janeiro Americas Oftalmo Center, essa inflamação ocorre porque o acúmulo calcifica dentro da pálpebra, causando desconforto, inchaço e dores.

10- Se você tem olhos secos evite o uso de maquiagem: o uso de maquiagem por pessoas com olho seco, pode causar irritação, e levar a uma conjuntivite alérgica ou tóxica.

11- Observe o prazo de validade de suas maquiagens: maquiagens com prazo de validade excedido e armazenamento inadequado dos cosméticos, geram focos de bactérias, aumentando o risco de contaminação.

12- Mantenha os pincéis limpos: ao utilizar pincéis, é obrigatório mantê-los limpos e bem protegidos, pois eles podem armazenar o vírus causador da herpes. Além disso, estes acessórios devem ser higienizados com frequência, para isso, utilize água morna e sabão neutro, retirando o excesso de água com papel toalha, deixando secar ao ar livre.

Dicas especiais para uso de maquiagem e lentes de contato:

1- Coloque as lentes de contato antes de começar a maquiagem: é importante para garantir que a parte interna, que fica diretamente em contato com a córnea e a superfícies dos olhos, fique completamente limpa.

2- Retire as lentes de contato antes de remover a maquiagem: é preciso retirar as lentes e lavá-las com produtos apropriados, retirando os detritos de maquiagem que podem estar aderidos à lente de contato. Antes do manuseio da lente é importante lavar e secar as mãos primeiro.

3- Não coloque as lentes ou use maquiagem se os olhos estiverem inchados, vermelhos ou irritados: nesses casos é importante entrar em contato com o oftalmologista.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.