Skip to content

Como ajudar os filhos a estudarem para o vestibular

Quem tem filhos em idade escolar, próximos do vestibular sabe que não é fácil. Pra começar, a adolescência já é um período difícil para eles, com um exame da dimensão de um vestibular então, é realmente delicado.

Mas isso tudo não precisa ser sinônimo de estresse nem pressão. Nós pais, temos o poder e o dever de ajudá-los a enfrentar esse momento com mais serenidade e mostrar pra eles, que é só uma fase, que logo a vida volta ao normal.

Muitas vezes, somos nós que colocamos uma cobrança desnecessária, cobrando disciplina e dedicação. É preciso ter bastante cuidado para não sobrecarregar os filhos. Definir uma agenda com os horários de estudos pré-definidos, colabora para que nem pais e nem filhos fiquem ansiosos, achando que não estão se dedicando o suficiente.

Proporcionar momentos de lazer e descanso, sem ficar conversando sobre o vestibular, ajuda a relaxá-los.

como estudar para o vestibular

Momentos de total descontração entre pais e filhos, fortalecem a confiança deles nos pais e abastece o emocional, deixando-os mais confiantes e tranquilos para o estudo e para a prova.

Sentar para estudar com os filhos, é outra boa tática. Se você é boa em uma matéria, como nas aulas de química, pode ajudar seus filhos a estudarem química. Assim, além de ajudá-los a estudar, ainda é mais um momento para ficarem juntos.

Outra ideia legal, é levantar outros meios de estudo, como passeios a museus, exposições, cinema, e aulas diferentes na internet, ajudam a tornar o conhecimento mais fácil de ser absorvido. Um bom exemplo, é o site Química em Ação.

O que esses adolescentes mais precisam, são de pais conscientes de seu papel na vida dos filhos.

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.