[06-Dec-2018 00:33:36 America/Campo_Grande] PHP Fatal error: Call to undefined function add_action() in /whm2/mulherzi/public_html/wp-content/themes/apex/inc/customizer.php on line 3 Aprenda a costurar e se torne profissional - Mulherzinhas Skip to content

Aprenda a costurar e se torne profissional

Quem trabalha com moda sabe que a costura é uma etapa fundamental para confecção e já foi a época que costurar era algo ultrapassado. Hoje em dia, há uma grande procura por cursos que ofereçam esse tipo de conteúdo, porém, a maioria das escolas não aprofundam as técnicas de costura para o mercado de trabalho.

Costurar é mais do que apenas saber operar as máquinas, na verdade tem muito a ver com planejamento, organização, técnicas e até visão espacial.  Mesmo quem é dono de uma empresa deve ter noções básicas de corte e costura. Afinal, como gerir um empreendimento sem conhecer uma das partes mais relevantes da produção?

Você pode aprender tudo isso e muito mais em um curso de Curso de Corte e Costura. Você aprende do zero modelar, cortar o tecido e costurar em peças destinadas a adultos, adolescentes e crianças.

Para isso, é importante saber algumas informações ao iniciar o aprendizado na área de costura. Antes de tudo, ter uma boa tesoura é essencial, pois ela será sua parceira no dia a dia e claro, é importante pensar na utilidade dela, pois se você usar uma tesoura para tecido em outro material vai acabar estragando-a.

Outro ponto que vale destaque é a questão dos materiais, ou seja, separar tudo que irá utilizar durante a confecção de uma peça, como linhas, tecidos, agulhas, alfinetes, fita métrica, régua, entre outros.

Relacionado ao que foi dito anteriormente, o item organização é outro a ser considerado, pois facilita no momento de encontrar algo e consequentemente poupa tempo no momento de produção.

Também é importante se atentar ao molde e fazer um bom corte para não desperdiçar material ou apresentar uma peça com um acabamento ruim e de má qualidade.

Mas não é só isso, um fator de extrema importância e que não envolve apenas instrumentos é a paciência. Para você que está aprendendo a costurar ou já tem familiaridade com o assunto, ser tranquilo é o caminho para um bom trabalho. Durante o processo é comum errar, por isso é necessário esforço, calma e muito treino. Pare, respire fundo e volte a costurar.

Preocupe-se com os mínimos detalhes no acabamento. Veja os excessos de linhas e retire-os, passe as peças com cuidado e tudo isso vai te destacar de outros costureiros.

Uma boa dica para você que está começando nesse mundo da costura é entrar em grupos no Facebook referentes ao assunto. Neles diversas pessoas dão sugestões, contam experiências e respondem perguntas, pois sempre dá para aprender mais ou aprimorar o que já se tem conhecimento. E o melhor, nesses grupos há uma variedade de profissionais, desde iniciantes até experientes no assunto, portanto você não está sozinho.

Ainda mais, para ter um complemento na área, a Sigbol Fashion também oferece uma grade de cursos em que você pode optar por trabalhar com tecidos planos ou tecidos de malha. Ou, se preferir, pode fazer todos os cursos necessários e sair ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Mas há quem diga que, além de tudo isso, costurar é terapêutico e relaxante.

*Por Andreia de Araújo, professora do núcleo de modelagem da Sigbol Fashion.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.