Skip to content

Entenda tudo sobre os fundamentos do treinamento funcional

Embora tenho iniciado na área da fisioterapia, a prática do treinamento funcional conquistou milhares de adeptos. Seja para atletas ou não, os seus fundamentos ajudam a melhorar a condição física trabalhando todo o corpo do praticante. Os exercícios do treino aumentam a capacidade funcional do corpo através de movimentos que trabalham muito além dos músculos.

A proposta do treinamento funcional é, sobretudo, de aperfeiçoamento das capacidades do indivíduo. Ou seja, se você busca melhorar desde a sua postura até a sua resistência, os fundamentos desse treino são exatamente o que procura. Os seus benefícios vão desde o emagrecimento até a recuperação de lesões em casos específicos.

Conheça um pouco mais sobre a prática e a sua importância para o corpo!

Fundamentos e princípios do treinamento funcional

Um dos grandes objetivos do treinamento funcional é melhorar a condição física do corpo. Isso permite que um atleta, por exemplo, possa suportar a rotina da prática do seu esporte, alcançar um recorde, melhorar o desempenho, etc. Mas o treino não é apenas para atletas, muito pelo contrário. Nas academias por todo o país o treinamento funcional já se popularizou.

Normalmente, o treino deve ser individualizado e personalizado de acordo com o perfil de cada aluno. Mesmo quando as aulas acontecem em grupo é preciso que o personal considere o limite de cada aluno. Fatores como idade, restrições e características biológicas devem sempre ser levados em consideração.

A maioria das aulas são realizadas em circuitos. O aluno tem um determinado tempo para cumprir uma série de exercícios e repeti-los em seguida após um breve descanso. Os treinos costumam durar cerca de 45 minutos.

O treinamento funcional possui alguns princípios na sua prática:

  • Individualidade;
  • Sobrecarga progressiva;
  • Periodização;
  • Fácil/difícil;
  • Especificidade.

Os fundamentos da prática são baseados em movimentos que desenvolvem diversas áreas: equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência. O corpo é o principal instrumento da atividade.

O mais importante no treinamento funcional, entretanto, não é exatamente a intensidade ou a rapidez com que os movimentos são executados. Ao contrário disso, o que importa é como isso acontece. A prática correta de cada movimento é o que torna o treino tão eficaz.

Benefícios do Treinamento Funcional

Como você pode perceber, o treinamento funcional realmente pode transformar o corpo. Não apenas pela questão estética, mas no condicionamento físico em geral, a atividade é muito eficaz. É justamente por isso que é tão procurada por atletas e por quem busca perder muito peso. Trabalhando com movimentos que agem no corpo todo, torna-se muito mais eficiente do que outras práticas.

Conheça os principais benefícios do treinamento funcional para os seus adeptos:

  • Melhora da postura;
  • Melhora no equilíbrio muscular;
  • Aumento da capacidade física;
  • Auxilia no desempenho de atletas;
  • Auxilia na perda de peso corporal;
  • Previne lesões;
  • Otimiza os movimentos do corpo;
  • Aumenta a estabilidade da coluna vertebral;
  • Melhora das capacidades de equilíbrio, força, coordenação motora e flexibilidade.

 O corpo como equipamento

Um dos principais diferenciais do treinamento funcional é que ele utiliza o próprio corpo como equipamento. Os músculos em volta do tronco são chamados de CORE. Para agir no seu fortalecimento, o treinamento funcional se utiliza dos movimentos associados ao POWERHOUSE, que foca no centro gravitacional do corpo.

O treinamento com esses métodos pode, por exemplo, prevenir o reaparecimento de doenças como a lombalgia. Além disso, fortalecer os músculos do POWERHOUSE também fortalece o abdômen e previne contra ainda mais lesões.

 Por que aderir ao treinamento funcional?

Agora que você já entendeu os benefícios e fundamentos da prática, pode se questionar: por que aderir? O treinamento funcional não é apenas uma prática que busca eliminar gordura corporal ou então fortalecer os músculos, é isso que você deve ter em mente.

Praticar o treinamento funcional é obter benefícios para o corpo todo. É justamente por isso que a prática, dentro de um plano personalizado de exercícios, é indicada para qualquer pessoa. Seja na coordenação motora ou para a prevenção de lesões, o treinamento funcional eleva o corpo para um equilíbrio saudável e de maior força e resistência.

Referências bibliográficas

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2018/05/entenda-a-diferenca-entre-crossfit-e-treinamento-funcional-cjh28r66v07jz01qo9j84x8ua.html

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=123

http://www.efdeportes.com/efd178/treinamento-funcional-beneficios-metodos.htm

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.