Skip to content

Pressão Baixa: Como identificar e quais remédios naturais tomar

A pressão arterial é um fator muito importante para o nosso organismo. Através desta medida, é possível constatar o funcionamento do correto do coração, bem como da circulação sanguínea adequada. Logo, manter índices de pressão altos ou baixos são perigosos para a saúde. Aqui, você irá conferir tudo sobre pressão baixa.

A pressão total do sangue é determinada pela medição da sua pressão sistólica e diastólico. A pressão sistólica, o qual é o primeiro número, mede a força que o seu coração exerce sobre as paredes das artérias à medida que ele bate. Já a pressão diastólica, o segundo número, mede a força que o seu coração exerce na parede das artérias entre os batimentos.

Causalmente, diz-se que um indivíduo apresenta pressão normal 12 por 8. Isso quer dizer que a pressão sistólica dele é de 120 mmHg, enquanto a pressão diastólica é de 80 mmHg.

Como identificar a pressão baixa

A pressão baixa é diagnosticada quando a pressão é igual ou inferior a 9 por 6. Nestas condições, o indivíduo pode apresentar dor de cabeça, fraqueza, tontura e desmaio. Estes sintomas ocorrem pela circulação sanguínea inapropriada, o que resulta na má oxigenação dos tecidos do corpo, entre outros problemas.

Portanto, caso você perceba que está com o corpo leve, o suor frio e sente tontura, fique atento e consulte um médico para saber se você não está com a pressão baixa. Como dito, esta condição pode levar ao desmaio, o que pode causar lesões e danos ao corpo caso a pessoa esteja sem companhia por perto.

O que fazer quando a pressão ficar baixa

As causas mais frequentes de pressão baixa são provocadas pelo calor excessivo, desidratação e hipoglicemia. Ainda, casos de insuficiência cardíaca e hemorragias também podem levar à condição de pressão baixa em uma pessoa.

A recomendação médica para casos de pressão baixa é que o indivíduo se deite de barriga para cima, com os pés para o alto. Esta posição auxilia que o sangue retorne mais facilmente para o coração, o que ajuda a elevar a pressão sanguínea.

É importante salientar que ingerir sal não tem eficácia a curto prazo na normalização da pressão. Mais importante que isso, beba água! No dia a dia, você pode utilizar alguns remédios naturais que auxiliem a manter a pressão em números corretos. Vale ressaltar também que a atividade física é essencial na regulação da pressão arterial. Então, confira alguns produtos naturais, controle a sua pressão, e viva com mais saúde!

Remédios naturais para tratar da pressão baixa

Chá de gengibre e pimenta

O gengibre e a pimenta são ótimos remédios naturais para normalizar a pressão. Eles possuem efeito estimulante, além de conterem ações anticoagulantes. Desta forma, a circulação sanguínea é normalizada e a pressão normal reestabelecida.

Para preparar este chá, basta adicionar 30 g de gengibre ralado e 5 g de pimenta Cayenne moída em 250 mL de água. Primeiramente ferva a água, adicione os ingredientes e retire-a do fogo. Então, aguarde até esfriar um pouco e beba. Tome 1 ou 2 xícaras para sentir a sua pressão ser normalizada.

Chá de alecrim

Outro chá bastante utilizado para regular a pressão é o chá de alecrim. Há muito tempo este chá beneficia aqueles que possuem pressão baixa. Por meio de seus efeitos estimulantes no sistema nervoso, o chá de alecrim ajuda a tonificar o corpo.

Para preparar este chá, você precisa ferver 250 mL de água e adicionar 1 colher de chá de alecrim, cerca de 10 g. Então, coe o chá e consuma 2 vezes ao dia.

Óleo essencial de gerânio

Não é apenas por meio de alimentos ou chás que você pode controlar a sua pressão arterial. O óleo de gerânio possui propriedades que normalizam a pressão baixa. Ainda, ele contém princípios ativos que tratam de depressão, estresse, acnes e dermatite.

Para utilizar o óleo de gerânio, pingue algumas gotas na mão e realizar massagens nas pernas, por exemplo. Você também pode misturá-lo com outros óleos, como óleo de amêndoas ou outros essenciais.

Gostou das dicas? Então fique de olho na sua pressão. Então, consulte um médico e mantenha a sua saúde em dia. A pressão arterial é um fator muito importante para a nossa qualidade de vida, e a pressão baixa é um risco para o desenvolvimento de muitas anormalidades. Portanto, aproveite as informações e regularize a sua pressão arterial!

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.