Skip to content

O que é reumatismo: porque devo me preocupar?

o que é reumatismo

Reumatismo é um conjunto de doenças que prejudicam as articulações, tendões e partes locomotoras do corpo humano, devido as ações repetitivas ou de grande esforço físico. Em alguns casos essas dores podem ser internas, nos casos mais comuns sintomas como inchaço, dor, fraqueza e movimentos limitados são observados.

Aquela dor no joelho ou aquele inchaço no pé pode ser um aviso: Está na hora de se preocupar. Independentemente da idade, existem alguns reumatismos que são causados por infecções bacterianas ou até mesmo por vírus, porém os mais afetados ainda são os idosos.

Não hesite em procurar um médico, assim como outras doenças, prevenção é mais compensatória que o tratamento.  O médico especialista na área é o reumatologista, ele atua inibindo os sintomas já que muitas vezes a causa é desconhecida e isso limita a cura. O combate aos desconfortos é feito por meio de medicamentos analgésicos e anti-inflatórios, o auxílio de um fisioterapeuta ajuda na reeducação física das articulações e tecidos conjuntivos.

Hoje, graças aos avanços na área da reumatologia, é possível levar uma vida normal durante o tratamento.  Se você busca uma reumatologista em Campo Grande MS, a nossa indicação é a Dra. Maria Luiza Negrisolli.

As mulheres precisam de um cuidado redobrado, além de estarem mais expostas aos fatores de risco como o salto alto, elas também acabam sofrendo mais que homens por conta dos tipos de reumatismos que as afetam mais. Sim queridas, o salto alto é um vilão quando o assunto é saúde, o esforço exigido por eles sobre carrega as articulações e amplia os riscos de desenvolver a doença.

Basta ter hábitos saudáveis e que são fáceis de manter. A prevenção do reumatismo não exige muito. Veja algumas dicas para você que não desenvolva a doença:

  • Não ache que está imune por ser jovem. Uma grande parte as pessoas diagnosticadas são jovens. Sabe aquela dor no pulso por ficar muito tempo digitando na frente do computador, pois é ela pode ser o desenvolvimento da tendinite, um tipo de reumatismo;
  • Pratique exercícios físicos, mas não sobrecarregue as articulações, a longo prazo essa sobrecarga pode vir a ser uma causadora em potencial. Busque o auxílio de um educador físico;
  • Mulheres! Vale a pena reforçar o aviso: cuidado com o salto alto. Não persista na dor, busque calçados mais confortáveis.

Agora que você já sabe o que é reumatismo, não espere o convívio com a dor para buscar um médico, mesmo que seja só aquela dorzinha que incomoda e é suportável, ela pode ficar ali para sempre se você retardar o diagnóstico.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.