Skip to content

Low Carb: os carboidratos que menos engordam

Acredite ou não, existem carboidratos que não engordam e você pode comer sem problemas, mesmo se você estiver tentando perder peso.

Neste artigo, vamos lhe mostras quais carboidratos você pode comer sem culpa.

Quando estamos fazendo dieta para emagrecer rápido, a primeira coisa que fazemos é nos privar de comer pães, macarrão ou arroz, mas é realmente necessário e eficaz restringir todas essas fontes de carboidratos?

Todos os carboidratos engordam? Podemos perder peso enquanto continuamos a consumir carboidratos?

A resposta é sim, e a chave é optar por alimentos com baixo índice glicêmico.

Você quer saber quais sãos esses carboidratos? Nós dizemos tudo o que você precisa saber sobre carboidratos neste artigo.

Os carboidratos são não apenas encontrados em pães, doces e salgados refinados. Eles também estão presentes em cereais, frutas, legumes…

Os carboidratos nos fornecem energia (na forma de glicose), da qual o cérebro e o sistema nervoso são especialmente alimentados. É por isso que muitas pessoas acham difícil se submeter a dietas de perda de peso apenas com proteínas.

Por que não devemos desistir de todos os carboidratos?

Dietas de proteínas são baseadas na ausência total de carboidratos com a intenção de levar o corpo à cetose.

O que se pretende com cetose?

Que o corpo recebe a energia que precisa de reservas de gordura, o que ajudaria a perder peso. Embora esse tipo de dieta proteica possa ser eficaz a curto prazo, há pessoas que não conseguem abandonar os carboidratos.

Sintomas da dieta com ausência de carboidratos:

⦁ Desanima e falta de energia;
⦁ Falta de concentração;
⦁ Mal-humorado;
⦁ Fadiga;
⦁ Dietas que cortam os carboidratos e aumenta o consumo de proteínas podem ser muito perigoso para o nosso corpo e também produzir o temido efeito sanfona.

Portanto, é melhor optar por alimentos com menos gordura e carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que fornecem menos calorias, mas também fazem seu trabalho.

Para quem não tem tempo de preparar uma comida mais saudável, já existem muitas opções de marmita fitness em todas as cidades do Brasil. A nossa dica é pesquisar em sua cidade uma em que você confie e que os produtos sejam de qualidade.

Quais hidratos são melhores para fazer dieta?

Acredite ou não, os melhores aliados para a sua dieta com poucas calorias são os carboidratos complexos, isto é, aqueles que não elevam os níveis de glicose do corpo. Em contraste, os hidratos simples, isto é, açúcares, doces ou sucos de frutas, são rapidamente absorvidos. Estes produzem aumentos e quedas de glicose ou picos de insulina, fazendo com que você esteja com fome em um curto espaço de tempo.

Aqui sugerimos alguns alimentos com baixo índice glicêmico que podem ajudar no seu objetivo de perda de peso:

⦁ Frutas: elas são ricas em vitaminas e antioxidantes. Consuma-os sempre que quiser!
⦁ Vegetais: esses alimentos contêm carboidratos, mas não serão um problema para sua dieta.
⦁ Pão de trigo integral: não importa o que é cereal (trigo, centeio, espelta…), mas certifique-se de que é feito a partir de 100% de farinha integral, desta forma, contém menos carboidratos.
⦁ Cereais integrais: esqueça cereais refinados no café da manhã, em vez disso, opte por aveia ou outros grãos integrais.
⦁ Legumes: embora sejam ricos em carboidratos, eles também contêm proteínas e muitos outros nutrientes essenciais para a nossa saúde.

Os carboidratos complexos são encontrados em leguminosas, cereais, pães, massas, arroz… E se forem consumidos de forma integral, são ainda mais saudáveis, pois são ricos em fibras e, além disso, contêm mais vitaminas.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.