Skip to content

Infecção urinária: devo ir no nefrologista ou no urologista?

Infecção urinária: urologista ou nefrologista?

Mulheres seguram o xixi. Mulheres são resistentes a beber líquidos. Essas duas frases do médico Thiago Frainer, urologista em Campo Grande MS, retumbaram na minha cabeça. Não é à toa que somos campeãs em infecção urinária, né minha gente?

Para evitar cálculos renais e infecção urinária, Frainer recomenda que bebamos PELO MENOS dois litros de água. Isso é o mínimo para nos mantermos hidratadas. Um bom indicador para saber se bebemos água o suficiente é observar a cor do xixi, ele precisa ser beeem clarinho, quase transparente.

Infecção urinária: beba muita água

Como eu sempre esqueço de beber água, adoto a tática de sempre ter uma garrafinha na bolsa se vou passar o dia fora e, no trabalho, o squeeze fica na minha frente cheio de água gelada. E eu preciso esvaziá-lo de tempos em tempos. Procuro beber água mesmo quando não estou com sede se percebo que o xixi escureceu.

Mas, no caso da infecção urinária e de outras doenças no sistema urinário, fica a dúvida: quando é que devemos procurar um nefrologista ou urologista?

Na dúvida, vá ao urologista

Na clinica de urologia em Campo Grande MS, o médico Thiago Frainer atende homens e mulheres, pois a urologia é a especialidade do sistema urinário feminino e masculino. O urologista é um cirurgião: se tiver com problemas nos rins, ureter e bexiga, marque uma consulta com ele. Como o urologista também é responsável pelo sistema reprodutor masculino, muitas mulheres não sabem que devem marquem consulta com este especialista quando há cálculos renais ou até mesmo câncer nos rins.

E o nefrologista?

Este especialista é um clínico responsável por tratar doenças específicas do rim, a preocupação dele é interna, micro. Ele trata doenças com medicação, evitando ao máximo que o paciente precise de diálise ou transplante. Insuficiência renal e tudo que estiver relacionado às funções renais, procure o nefrologista.

É isso meninas! Uma saúde de ferro pra gente neste 2015!!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.