Skip to content

Qual a importância dos suplementos alimentares?

A suplementação traz muitos benefícios à saúde, como por exemplo o aumento da imunidade

A rotina está ficando cada dia mais corrida e nós estamos com cada dia menos tempo para nós mesmos. O aumento do stress e a falta (ou até excesso!) de atividades físicas faz com que nosso organismo consuma mais nutrientes e pode ser que fiquemos deficientes de alguns componentes. Isso faz com que nós busquemos algumas alternativas, como os suplementos vitamínicos para complementar nossa alimentação.

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre os suplementos e sua importância para a saúde. Vem com a gente!

Importância das vitaminas e minerais

Em nosso corpo, podemos classificar as vitaminas e minerais como micronutrientes que são componentes que trabalham em conjunto com os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras).

E existem alguns suplementos alimentares que são feitos para suprirem essas vitaminas e minerais, esses são os chamados de “completos”. Segundo a legislação eles devem conter uma porção igual ou menos do que 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais, caso ultrapasse esse limite já são considerados medicamentos.

Entretanto, os suplementos completos possuem algumas variações no percentual de cada nutriente. Isso acontece pois existem diferenças entre homens, mulheres, pessoas sedentárias, idosos e os praticantes de atividades físicas. Esse tipo de suplementação ajuda no aumento da disposição, melhora o sistema imunológico e diminui o stress.

Suplementos de vitaminas

Outro tipo de suplemento é o de vitaminas, que são bastante utilizados e ajudam, principalmente, a fortalecer o sistema imunológico. Os mais comuns são os de vitamina C, complexo B, vitamina E, entre outros.

Suplementos de minerais

Assim como as vitaminas, os suplementos de minerais são para suprir necessidades específicas do organismo. Nesse grupo podemos encontrar os suplementos de cálcio, magnésio e zinco.

Em resumo os suplementos são sim muito úteis para o nosso dia a dia, eles ajudam na manutenção da nossa saúde. Mas com certeza não podemos perder de vista que eles também podem nos fazer mal, o consumo em excesso pode trazer alguns problemas, como perda exagerada de peso e até problemas neurológicos.

Conta pra gente nos comentários, quais os suplementos que vocês gostam de tomar? Eles realmente tem te ajudado?

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.