Skip to content

Dieta cetogênica: tudo sobre ela!

A dieta cetogênica é um dos programas de emagrecimento que mais tem feito sucesso entre as pessoas que precisam perder peso em pouco e estão em busca de um programa eficaz e que não coloque sua saúde em risco como por exemplo a alimentação low carb.

O segredo do sucesso da dieta cetogênica é sua capacidade de, em pouco tempo, enxugar vários quilos de seus adeptos, graças à substituição dos carboidratos pela ingestão de proteínas no cardápio diário.

Essa mudança força o organismo a consumir as reservas de gordura do corpo para obter a energia necessária para a realização dos processos diários, levando assim à perda de peso rapidamente.

Como a dieta cetogênica funciona

Quem adere à dieta cetogênica precisa alterar seu cardápio para que os carboidratos, uma das principais fontes de calorias, deem espaço às proteínas no dia a dia.

Neste programa, a ingestão diária de alimentos é composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gordura e 30% de proteínas. Carboidratos simples, como arroz branco, massas e açúcar, alimentos de absorção rápida, estão proibidos.

No entanto, essa dieta não restringe a ingestão de nenhum tipo de proteína ou gordura. Ou seja, comer embutidos e carne vermelha nesse período é totalmente liberado.

O que é permitido comer na dieta cetogênica

A dieta cetogênica é conhecida por ser um programa de emagrecimento bastante restritivo, e que prima pela baixa quantidade de calorias no cardápio.

Então, quem faz essa dieta pode comer, diariamente, alimentos ricos em gorduras e proteínas, como peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru, por exemplo), requeijão, oleaginosas, azeite de oliva, manteiga, alface, verduras verde escuras (brócolis e espinafre, por exemplo) e queijos.

O que não pode aparecer no cardápio de quem faz a dieta cetogênica

Por outro lado, quem decide fazer essa dieta deve deixar de lado os carboidratos, sobretudo aqueles que são absorvidos facilmente pelo organismo, como pães brancos, arroz branco, massas e açúcar.

Vantagens da dieta cetogênica

Apesar de os críticos da dieta cetogênica apontarem esse programa de emagrecimento como o principal causador de doenças como o câncer e o excesso de colesterol, a dieta tem diversos pontos positivos.

O principal deles, sem dúvida, é o emagrecimento rápido, que acontece graças à eliminação do consumo de carboidratos. Sem essa fonte de alimentos, o corpo utilizará o glicogênio, armazenado no fígado e em músculos, para realizar seus processos vitais, levando inicialmente à perda de quatro quilos.

Depois dessa fase, o corpo começa a consumir o tecido adiposo, onde estão suas reservas de gordura, aumentando assim ainda mais a perda de peso.

Para que a dieta cetogênica tenha resultados ainda mais duradouros e leve a uma perda de peso consistente, é preciso combinar esse programa de emagrecimento com a realização de exercícios, sobretudo aqueles de musculação.

Afinal, a ingestão de proteínas favorece o crescimento do tecido muscular, e com a prática regular de atividades deste tipo a pessoa consegue mais definição na massa magra, obtendo o corpo bem definido que tanto buscou.

Gostaram das dicas pessoal?

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.