Skip to content

Você tem ‘capital erótico’?

angelina_jolieSex appeal é tão importante quanto educação? É assim que começa a reportagem que fala sobre um estudo que aponta a beleza e sex appeal como ‘importante bem pessoal’ na cultura da nossa sociedade moderna, muitas vezes tão importante quanto qualificação profissional.

“Capital Erótico” é a mercadoria implícita, mas poderosa tanto no mercado de trabalho, política, mídia ou as artes, afirma um novo estudo do sociólogo da London School of Economics e Ciências Políticas.

“A beleza e apelo sexual tornaram-se os mais importantes bens pessoais nas culturas sexualizada, as sociedades modernas, muitas vezes tão importante como habilitações literárias”, diz o Dr. Catherine Hakim, autor do estudo. Seu trabalho aparece na revista Sociological Review Europeia.

Mas, qual a definição de capital erótico? A palavra erótico pode fazer você racionar erradamente e logo pensar apenas em sexoputaria. Mas segundo a revista é a combinação entre atratividade física e social que faz com que algumas pessoas se tornem agradáveis aos seus colegas, atraentes para as outras pessoas e especialmente para o sexo oposto.

“As pessoas que possuem um valor acima da média do capital eróticos são mais persuasivas, são mais frequentemente vistos como honestos e competentes. Acham mais fácil fazer amigos, arranjar emprego, casar, e tendem a ganhar mais de 15 por cento, em média, bem “, observa Hakim.

Segundo Hakim, seis elementos compõem o fator denominado “capital erótico”:

Beleza: homens e mulheres com olhos grandes e bocas e rostos esculpidos são valorizados. Simetria e um mesmo tom de pele, também contribuem para a atração.
Atração sexual: A beleza é atraente, principalmente a facial, enquanto a atração sexual é basicamente sobre um corpo sexy. No entanto apelo sexual pode ser também sobre a personalidade e estilo, feminilidade ou masculinidade, uma maneira de estar no mundo. A beleza tende a ser estática e facilmente capturada em uma foto, enquanto a atração sexual é sobre a maneira como alguém se move, fala e se comporta.
Atratividade Social: Inclui graça, charme e habilidades sociais – a capacidade de fazer com que os outros se sintam à vontade e feliz, querendo saber de você e, provavelmente, te desejar.
Animação (extroversão): Uma mistura de aptidão física, energética, social e bom humor, aqueles que são a vida e a alma da festa.
Apresentação: A maneira de vestir, o estilo do seu cabelo, usar maquiagem ou perfume e jóias.
Própria sexualidade: uma categoria que inclui competência sexual, energia, imaginação erótica, brincadeiras e todas as coisas que constituem um parceiro sexual satisfatório. O único dos seis que geralmente só se aplica em situações particulares.

Hakim diz que as mulheres têm uma vantagem sobre os homens nessas áreas, em parte porque as mulheres se preocupam mais em ser fisicamente e socialmente  atraente e vestir-se  bem. Alguém disse que não é novidade as mulheres ‘usarem’ sua aparência para conseguirem algumas vantagens. Então esse estudo não tem nada de novo?

E aí…Você tem capital erótico?

7 Comments

  1. Jony, consegue perceber uma ironia?

  2. jony jony

    …Cada vez mais a sociedade se afasta dos verdadeiros valores.
    Sinto pena de quem não tem opinião própria e se deixa influenciar por esse tipo de coisa.

  3. CJ CJ

    Tenho.

  4. sergio andrade sergio andrade

    eu tenho capital erótico

  5. Legal, adorei o post!
    Não tinha pensado nisso…
    Bjos!
    =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.