Skip to content

Bióloga de salto

Após leitura da reportagem “Associação quer proibir salto alto no trabalho”, fiquei pensando na seguinte situação: em algumas profissões o uso do salto alto é exigido como parte do uniforme e em outras o uso deste é inaceitável.

Recordei a época de faculdade quando íamos para as aulas de campo e tínhamos que usar botinas, calças jeans, camiseta (geralmente com dizeres biológicos) e boné, pois a ocasião pedia.

Hoje, formada há alguns anos (poucos tá? hehehe), percebo que as pessoas têm em mente um rótulo para uma bióloga, será possível atuar nesta profissão sem ter esse estereótipo? Quando me refiro a ser uma bióloga de salto, não falo quanto à expressão ao pé da letra, mas não precisamos ser mulheres que se vestem como “homens” ou que aparentam “zero” de beleza. Uma mulher pode estar bonita mesmo com calça jeans ou short e tênis.

Observe alguns rótulos atribuídos às biólogas:

  • bióloga é “hipponga”;
  • temos em nossa casa: sapo empalhado ou outro ser vivo neste estado (:S);
  • adoramos tanto, mas tantoooo animal, que temos em nossa “home”, animais como cobras, lagartos e afins;
  • toda bióloga é engajada em lutas e só fala disso o tempo todo;
  • não somos vaidosas, pois estamos sempre em matos, rios, pântanos, pantanais, etc;
  • sempre tem alguém perguntando um nome científico de alguma planta esperando uma resposta na ponta da língua (você não é bióloga?);
  • etc

Um site que mostra uma bióloga bem diferente deste estereótipo: Biólogas de salto.

Tem como aliar a profissão de bióloga com vaidade??????????

Fonte da imagem do post. (aliás esse sapato não é nada barato e ostenta poder e sedução pelo dinheiro…Bem contrastante com a imagem ‘sustentável’ de uma bióloga, não?!?!)

3 Comments

  1. Priscila Priscila

    Estes estereótipos das profissões realmente… se você ver um médico todo de preto rsrsrs ja não vai confiar tanto, ou um administrador de tenis… qualquer profissão é associada a uma roupa. Concordo quando você diz no texto que não precisamos perder nossa feminilidade… é isso ai mesmo! òtimo texto…

  2. Mulher de 40 Mulher de 40

    Sou professora de Educação Física e sei como é isso… pouquíssimas sequer fazem as unhas!! Mas fim de semana só no salto, não posso nem ver tênis, e às vezes tenho inveja de quem trabalha de salto…

  3. Ana Cláudia Ana Cláudia

    Claro que tem, ilústrissima colega! =D

    Sou bióloga e muitos desses mitos vão pro ralo por minha causa… Sou super vaidosa e, às vezes, linda…

    Tenho um ratinho diafanizado em casa, mas tenho tbm maquiagem, perfume… Amo a profissão, mas não sou a mais engajada de todas!!!

    Bióloga de salto, eu sou! =*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.