[06-Dec-2018 00:33:36 America/Campo_Grande] PHP Fatal error: Call to undefined function add_action() in /whm2/mulherzi/public_html/wp-content/themes/apex/inc/customizer.php on line 3 6 Cuidados Essenciais Para Não Deixar a Pele Ressecada - Mulherzinhas Skip to content

6 Cuidados Essenciais Para Não Deixar a Pele Ressecada

Os problemas com a pele ressecada são mais comuns do que se imagina e afeta tanto homens quanto mulheres, porém, os sintomas são simples e de fácil cuidado, diferente dos idosos que podem ter um grau maior de ressecamento, por conta da perda de óleos lubrificantes naturais da pele que diminuem conforme o passar do tempo.

Saiba o que é pele ressecada, porque isso acontece e quais os cuidados essenciais para evitar o problema, aqui neste artigo.

 

O que é pele ressecada?

A pele ressecada tem uma aparência seca e até enrugada, esbranquiçada ou descascada em alguns locais, como exemplo, cotovelos, pés, mãos e joelhos, por conta de uma quantidade insuficiente de água na epiderme (camada superficial da pele).

A pele resseca porque ocorre uma desidratação em suas camadas, causada pelos seguintes fatores:

Clima

O local em que vivemos pode influenciar no aspecto da pele ressecada.

No inverno, a pele tende a ficar mais seca, por conta dos baixos níveis de umidade.

Banho

Tomar banhos demorados e quentes é prazeroso, mas contribui para o ressecamento da pele, fragilidade de cabelo e unhas, devido ao vapor quente.

Produtos

 

  • Sabonete

 

Os sabonetes têm ação desengordurante que deixam a pele ressecada na medida em que retiram a camada de gordura que protege e hidrata a pele, no caso, a oleosidade natural.

 

  • Xampu

 

Até mesmo os xampus podem causar o ressecamento do couro cabeludo.

 

  • Detergentes

 

As mãos podem ficar ressecadas a serem expostas ao uso de detergentes, pois, esse tipo de produto possui em sua formulação fortes substâncias que ressecam a pele.

Sol

Quando ficamos expostos por tempo prolongado ou em horários de pico do sol, os raios ultravioletas penetram na pele, causando o aspecto de pele ressecada e até mesmo linhas de expressões como as rugas.

Falta de hidratação

A falta de hidratação pode deixar a pele ressecada, já que precisamos beber ao menos 2 litros de água por dia para a saúde de todo o organismo.

O mesmo vale para o uso de cremes hidratantes, eles também são essenciais, pois o corpo tende a ressecar mais na região do rosto, cotovelos, joelhos, pés e mãos. Quando não usamos hidratantes específicos, essas regiões não recebem a umidade que necessitam e deixam a pele ressecada.

Outras causas

É possível ter a pele ressecada por outros fatores como: alterações hormonais envolvendo menopausa ou problemas de tireoide. Uso de medicamentos, como exemplo, diurético e mudanças no metabolismo.

Cuidados essenciais para pele ressecada

Evite banho quente

Expor o corpo a altas temperaturas diminui sua oleosidade natural, deixando a pele ressecada, portanto, evite tomar banhos muito quentes e demorados, opte por água morna e banhos com no máximo 10 minutos.

Hidratação certa e poderosa

Escolher os cremes pelo cheiro não é suficiente, pois é importante verificar sua propriedade e para qual tipo de pele servem. Usar creme anti-idade para o rosto é uma das melhores opções e para o corpo invista em cremes altamente hidratantes com proteção solar para o dia.

Aplique o hidratante de maneira correta após o banho. Pois, os sabonetes costumam retirar a camada cutânea de proteção e hidratação que costuma deixar a pele ressecada, assim o creme aplicado após o banho fornece a umidade e hidratação que a pele necessita.

Outra dica é aplicar cremes hidratantes nos pés e mãos antes de dormir.

O uso de hidratantes é um cuidado diário para manter a pele livre do ressecamento e melhorar seu aspecto.

Proteção solar

Mesmo em dias frios é necessário aplicar o protetor solar antes de sair de casa, pois os raios solares podem prejudicar a pele como mencionado. Vale ressaltar que o FPS (Fator de Proteção Solar) deve ser maior de acordo com o calor, se o sol estiver forte maior será o fator de proteção.

Tomar banho de sol para absorver a vitamina D é muito importante, mas evite os horários em que o sol está mais forte, como exemplo, das 10:00 às 15:00 horas.

Sabonetes

Utilize um sabonete específico para lavar a pele do rosto.

Para quem tem pele ressecada é indicado o uso de sabonetes líquidos que possuem um pH mais baixo e agridem menos, evitando o aspecto ressecado da pele.

Água

Além da hidratação com cremes, a pele ressecada precisa de água para melhorar seu aspecto, pois o líquido funciona como uma hidratação natural e é muito importante para manter a pele saudável. É indicado beber ao menos 2 litros de água por dia.

Dermatologista

Caso tenha coceira, vermelhidão, rachaduras e outros sinais que sejam motivos de preocupação, são necessários buscar orientação médica para que seja indicado um tratamento de acordo com o seu caso.

Referências Bibliográficas:

https://www.dicasdemulher.com.br/cuidados-com-a-pele-seca/

https://www.dermaclub.com.br/noticia/pele-seca-do-corpo-saiba-por-que-ela-resseca-e-veja-dicas-de-como-tratar-para-mante-la-hidratada-e-macia_a230/1

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.