Skip to content

10 motivos para você não fumar!

Dia 29 de Agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a iniciativa pretende conscientizar as pessoas sobre os males que o fumo ocasiona em nosso organismo.

 

“Nem o risco de criar mais rugas, deixar os cabelos mais opacos ou ficar doente faz com que muitas brasileiras abandonem o vício do cigarro. Bom, pelo menos este é o resultado de uma pesquisa recente feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que aponta que as mulheres têm mais dificuldades de largar o fumo do que os homens.O estudo aponta que, além da dependência química, elas têm uma relação afetiva com o cigarro, que acaba sendo um remédio e um companheiro para tristezas e estresse. Mas o problema não acaba por aí: tanto o hábito de fumar quanto a interrupção do vício podem provocar a depressão – o que torna mais difícil ainda abandonar o cigarro.”

Os motivos para deixar (ou nunca começar) de fumar não são apenas para nós mulheres, claro! Mas vou listar aqui alguns (dentre os muitos) para você refletir e quem sabe deixar esse vício. (Será?)

1- Mulheres fumantes têm mais cólicas menstruais, e o tabagismo multiplica o risco de infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral (AVC) e outros tipos de tromboses. Isso é tão grave que a partir dos 35 anos não se passa anticoncepcionais hormonais combinados (o tipo mais comum de pílula) para mulheres fumantes. Além disso, o tabagismo antecipa a menopausa em 12 a 18 meses, e aumenta o risco de osteoporose.

2-Varizes nas pernas. “O cigarro enfraquece a parede da veia, propiciando a dilatação e a formação de varizes. Isso sem contar que aumenta a coagulação sanguínea, causando risco de trombose, sobretudo se associado ao uso de pílula anticoncepcional ou outro tipo de tratamento hormonal”, explica Eduardo Fávero, angiologista e cirurgião vascular.

3-Envelhecimento precoce. “Fumar faz com que a elasticidade da pele diminua, dando um aspecto mais envelhecido”, comenta a ginecologista Maria Cecília Erthal, diretora-médica do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, no Rio de Janeiro.

4 –Complicações na gravidez. “Fumar durante a gestação aumenta o risco de aborto e parto prematuro, além disso, o recém-nascido de uma fumante fica mais irritadiço devido a crise de abstinência da nicotina que era absorvida através da placenta”, alerta a ginecologista.Quando uma mulher para de fumar antes de engravidar, ou no primeiro trimestre da gravidez, seu risco de ter um bebê com baixo peso (abaixo de 2500g) é igual ao das não fumantes.

5 –Os homens não gostam de mulheres que fumam(certo?): “Foi-se o tempo em que mulher fumante era atraente aos olhos dos homens. Uma pesquisa feita com os leitores da revista MEN’S HEALTH mostrou que hoje a história é outra: 62% afirmaram que deixariam de abordar uma garota na balada, por mais linda que fosse, se ela tivesse um cigarro na mão. Pudera: fumar estraga o hálito (pois libera maisde 2 mil substâncias tóxicas derivadas do enxofre) e deixa pele e cabelo impregnados. Mas não é só isso. O tabaco provoca uma alteração nas cordas vocais que as faz vibrar em uma frequência característica do timbre de voz masculino, ou seja, mais grosso. Assim, não tem clima para aquela conversa de pertinho, certo? “

6- Olheiras. Quem fuma tem quatro vezes mais chances de sentir-se cansada mesmo após uma noite de sono.

7- Dentes, dedos e unhas amarelados, graças à nicotina.

8- Acaba com a beleza dos cabelos. As substâncias tóxicas do cigarro prejudicam os folículos dos fios, deixando-os mais finos e brancos mais cedo.

9- Retira o brilho natural da face. A fumaça do cigarro contém monóxido de carbono, que rouba o oxigênio da pele, e nicotina, que reduz o fluxo sanguíneo, deixando a pele seca e sem cor.

10- Maior dificuldade de cicatrização em cirurgias e procedimentos cirúrgicos.(Fonte: Mulher 2.0)

Se você é ‘visual’ dá uma olhada nas imagens que coloquei na postagem sobre este assunto, em 2009: Vai um cigarrinho aí?

5 Comments

  1. Estréia do ENTREpontosdeVISTA com as 3 blogueiras apimentadass! Confira!!…

    Olá! Vim deixar meu oi e convidá-los a dar um pulinho no #ManualdasEncalhadas Beijoooos…

  2. Esta cada vez mais frequente meus comentarios por aqui.. rsrs

    Concordo com genero, número e grau com o que nosso amigo Thiago disse acima.

    Eu ja tentei me envolver uma vez com uma mulher desse tipo, mas o cheiro de cigarro acabou com o clima.

  3. Excelente post!! E o item 5 é isso mesmo!
    Não SUPORTO mulher cheirando a fumaça… Cheiro de cigarro é mais forte que o cheiro do perfume… Por mais linda e interessante que seja, o cheiro é insuportável, para mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.